Manual do Entregador

 
 

Caro Entregador, seja bem vindo ao Manual do Entregador!

Lançamos, recentemente, o seu novo aplicativo de entregas, e a partir da data de lançamento (Setembro/2019) todos os entregadores autônomos que prestam serviços à Eu Entrego, devem utilizar a nova plataforma para receber as ofertas de serviços.

No momento, a versão do aplicativo está disponível apenas para sistema Android. Você pode fazer o download do aplicativo na Play Store.
 

1. Como funciona?

Nossa plataforma faz a intermediação de serviços de entregadores autônomos aos maiores varejistas do Brasil. 

Oferecemos rotas consolidadas de pedidos, ou seja, o entregador autônomo recebe ofertas de serviços para coletar os pedidos no local indicado e realizar a entrega.

O número de pedidos e a distância de cada rota pode variar de acordo com cada serviço ofertado.

2. Fazendo o download do aplicativo

Para fazer o download do aplicativo da Eu Entrego, acesse a Play Store e busque por “Eu Entrego” ou clique aqui.

Clique em “Instalar” para iniciar o download do aplicativo.

 
playstore.png

Lembre-se de manter o seu celular funcionando (bateria e internet) durante o serviço.

Figura 1 - Aplicativo Eu Entrego - PlayStore

 

Lembrete: Avalie o nosso aplicativo para continuarmos crescendo e ofertando as melhores oportunidades de serviço.

3. Primeiro acesso

Para acessar o aplicativo, você deverá preencher as informações de “Login de Acesso” (e-mail e senha, ambos fornecidos por você no momento do seu cadastro).

Lembre-se, você só terá acesso às ofertas de serviços caso o seu cadastro tenha sido aprovado previamente por nossa equipe. O tempo de aprovação dependerá da disponibilidade de serviços na sua região e do envio correto de toda a documentação.

Figura 2 - Tela inicial para Login

3.1. Recuperação de Senha

Caso você tenha esquecido a sua senha ou esteja com dificuldade para realizar o primeiro acesso, selecione a opção “Esqueci minha senha”.

Figura 3 - Tela inicial para Login - Esqueci minha senha

Na próxima tela, digite o e-mail cadastrado e clique em “Recuperar senha”.

Figura 4 - Recuperar senha

Você receberá por e-mail o código de verificação para autenticação do login.

Figura 5 - E-mail com código de validação

Com o código de verificação em mãos, preencha os campos: “Código de recuperação recebido por e-mail”, “Digite a nova senha” e “Confirme a nova senha”. Para finalizar, basta clicar em “Alterar”.

Pronto, agora você já pode fazer o Login e acessar o aplicativo da Eu Entrego.

Figura 6 - Alterando a senha

 

4. Recebendo a oportunidade de serviços

Quando houver uma nova oferta de serviço disponível, você receberá uma notificação via aplicativo e um e-mail.

Ao abrir o e-mail, você deverá clicar em “Ver rota” para ser direcionado ao aplicativo.

Já no aplicativo, você poderá aceitar ou rejeitar a oferta de serviço.

Figura 7 - E-mail de Notificação de Oportunidade de serviço

Figura 8 - Notificação no aplicativo de nova oportunidade de serviço

 

5. Aceitando a oferta de pedido

Ao selecionar a oferta de serviço, você será direcionado para a tela de informações, como endereço, data e horário que você deverá se apresentar para iniciar a rota do pedido. Também é possível visualizar a estimativa de quilometragem e duração do roteiro de entrega.

Figura 9 - Oferta de serviço

 

Ao clicar no ícone “rota”, você será redirecionado ao Waze ou Google Maps.

Figura 10 - Ícone Mapa

 

 

Para aceitar o serviço, clique em “Aceitar”. 

Caso não haja interesse, clique em “Rejeitar”.

Figura 11 - Aceitar ou rejeitar uma rota

 

 

6. Iniciando a rota

Você só pode iniciar a rota no dia indicado na oferta de serviço.

Lembre-se de conferir o aplicativo diariamente para não esquecer nenhum compromisso.

No dia indicado, clique em “Iniciar Rota” antes de sair de casa.

Caso tenha algum problema e não possa executar o serviço, clique em “Tive um problema”. Neste caso, o serviço será redirecionado para outro Entregador e você perderá a preferência para receber as oportunidades.

 Figura 12 - Iniciando sua rota

 

Após iniciar a rota, você visualizará os “Pontos de Carregamento” e as “Entregas”. 

Os Pontos de Carregamento são lojas ou centros de distribuições, onde você deverá comparecer para carregar os produtos para serem entregues.

Observe que os “Pontos de Carregamento” são identificados com o botão “Carregar” e só é possível realizar alguma ação na “Entrega” após realizar o carregamento do produto.

Exemplo: O pedido nº 3 na imagem abaixo, está com o status “Aguardando carregamento”, e só será liberado após o carregamento dos produtos.

Figura 13 - Menu de Rotas

Para ser direcionado até o Ponto de Carregamento, clique no ícone “rota” e abra o Waze ou Google Maps.

Figura 14 - Direção pelo Waze/Google Maps

 

Obs: Fique atento a quantidade de Pontos de Carregamento, pois a Eu Entrego poderá utilizar um ou mais pontos em sua rota.

 

7. Carregando e conferindo os pedidos

Ao chegar no local de Coleta e clicar em “Carregar”, você deverá fazer a conferência dos produtos que você está carregando.

Você deverá clicar no botão “Check” verde do lado direito do pedido para confirmar quais produtos foram entregues a você.

Figura 15 - Conferência de carregamento de pedidos - confirmação

Lembre-se de conferir o número da Nota Fiscal (NF), o número da Ordem de Serviço/Pedido (OS) e a quantidade de pacotes.

Em caso de dificuldades, como:

  • O produto está listado no aplicativo, mas não foi entregue a você; ou

  • A quantidade de pacotes para carregamento é diferente da informação do pedido.

 

Você deverá rejeitar o carregamento clicando no botão “X” do lado esquerdo do pedido.

Figura 16 - Conferência de carregamento de pedidos - rejeição

Você também tem a possibilidade de ler o código de barras dos pacotes, se necessário.

Figura 17 - Leitura do código de barras

Após realizar a conferência dos pedidos, você deverá clicar no botão “Confirmar” na parte inferior da tela.

Caso você tenha tido alguma dificuldade para realizar o carregamento, como: a loja não possui nenhum produto disponível para coleta, você deverá clicar no botão “Reportar”.

Figura 18 - Confirmar o carregamento ou Reportar um problema

 

Depois de confirmar a conferência do carregamento, você será redirecionado ao menu principal.

 

Caso você tenha outro "Ponto de Carregamento", não esqueça de ir até o local para realizar uma ação de carregamento.

 

Note que os pedidos carregados no "Ponto de Carregamento 01" foram habilitados para a entrega.

Figura 19 - Pedidos habilitados para entrega

 

Importante: a sequência de entrega deve ser seguida exatamente como o previsto, pois nossa plataforma utiliza um sistema de otimização, que reduzirá a distância de suas entregas.

Neste caso, poderá haver momentos em que você fará o carregamento, entregará os produtos e deverá realizar o “carregamento” novamente em um novo Ponto de Carregamento.

8. Entregando um pedido

Para confirmar a entrega do pedido, você deverá clicar no botão “Entregar”.

Figura 20 - Entregando um pedido

 

Você será redirecionado para a próxima tela, onde deverá preencher todas as informações:

Informações do Receptor:

1. Quem recebeu (selecionar uma opção):

a. A própria pessoa
b. Algum parente
c. Portaria

Figura 21 - Informações - Quem recebeu

2. Documento apresentado (selecionar uma opção):

a. RG

b. CPF

Figura 22 - Informações - Documento apresentado

3. Documento apresentado (preencher com o nº do documento - RG ou CPF).

4. Observação (preencher com descrição, caso necessário).

Figura 23 - Informações - Documento apresentado e Observação

Comprovantes

1. Nota Fiscal 

Fotografar a Nota Fiscal, devidamente, assinada pelo cliente.

2. Local

Fotografar a fachada do local de entrega com o número do estabelecimento.

3. Documento

Caso necessário, fotografe outro documento.

Figura 24 - Comprovantes

Após realizar o preenchimento de todas as informações, você deverá clicar no botão “Confirmar”.

Figura 25 - Confirmação de entrega

Pronto, sua entrega foi confirmada e registrada com sucesso!

Importante: Essa ação deverá ser feita no local e momento da entrega. Nosso sistema confirmará a sua localização e ela deverá ser igual ao endereço previsto no pedido. Caso a entrega não seja confirmada, você não receberá por esse serviço.

 

9. Reportando um Insucesso

Em caso de insucesso, você deverá clicar no botão “Reportar”.

Figura 26 - Reportar caso de insucesso

 

Você será redirecionado para outra tela, onde deverá preencher as informações:

Informações do Receptor:

1. Informe o motivo (selecionar uma opção):

a. Cliente ausente
b. Endereço não localizado
c. Recusando pelo cliente

2. Observações preencher com a descrição do ocorrido).

Figura 27 - Reportar caso de insucesso - Motivo e Observações

 

 

Comprovantes

Você deverá selecionar o ícone que representa cada um dos comprovantes e sua câmera será acionada para fotografar as evidências.

4. Nota Fiscal 

Fotografar a Nota Fiscal.

5. Local

Fotografar a fachada do local de entrega com o número do estabelecimento.

6. Documento

Caso necessário, fotografe outro documento.

Figura 28 - Reportar caso de insucesso - Comprovantes

 

Importante: Essa ação deverá ser feita no local e momento da entrega. Nosso sistema confirmará a sua localização e ela deverá ser igual ao endereço previsto no pedido. Caso a entrega não seja confirmada, você não receberá por esse serviço.

10. Menu de Status de Entrega

O menu superior indicará o status do pedido, conforme abaixo:

Figura 29 - Menu de status de entrega

 

Classificação dos status de entrega

Em andamento: são os pedidos que ainda não tiveram ação dentro do aplicativo, ou seja, ainda não foram carregados ou entregues.

Figura 30 - Menu de status de entrega - Em andamento

Com problemas: são os pedidos que tiveram alguma ocorrência, exemplos:

  • Cliente ausente;

  • Pedido não liberado;

  • Recusado pelo cliente;

  • Endereço não localizado.

Figura 31 - Menu de status de entrega - Com problemas

Finalizadas: são os pedidos que já foram carregados e/ou entregues.

Figura 32 - Menu de status de entrega - Finalizadas

Importante: Para os pedidos com o status de “Com problemas”, você poderá realizar uma segunda e/ou terceira tentativa de entrega. Desse modo, caso o cliente esteja ausente e você consiga contato com ele, poderá agendar a nova tentativa e converter a entrega.

 

11. Finalizando a rota/serviço de entregas

Ao finalizar todas as entregas do status “Em andamento”, você poderá concluir a sua rota de entregas do dia.

Caso algum dos seus pedidos tenha se convertido em ocorrência (cliente ausente ou endereço não localizado), você, obrigatoriamente, deverá se direcionar ao “Ponto de Carregamento” para realizar a devolução destes pedidos.

Ao chegar ao “Ponto de Carregamento”, basta clicar no botão “Devolver”.

Figura 33 - Devolução de pedidos

Para finalizar a devolução, você deverá fotografar o “Romaneio” de devolução assinado ou do próprio produto dentro do “Ponto de Carregamento”.

Figura 34 - Confirmação de devolução

Figura 35 - Rota finalizada

 

12. Realizando o Check-in - Operações de Supermercados

O “check-in” é uma ação obrigatória para operações de supermercados (parceiros), como o Grupo Pão de Açúcar (GPA) e Saint Marchê.

Você receberá um único pedido em seu aplicativo e ao chegar no “Ponto de Carregamento” (supermercado), deverá realizar a entrega deste pedido anexando uma foto do supermercado para validar a sua diária.

Sua diária só será validada após esse procedimento.

Passo a passo - Aplicativo:

1. Acesse o item “Rotas” e selecione a rota com o status “Aguardando”.

Figura 36 - Abrir oferta de serviço para o check-in

2. Aceite a oferta de serviço.

Figura 37 - Aceitar uma oferta de serviço para o check-in

Importante: atente-se ao endereço, data e hora que deverá comparecer ao “Ponto de Carregamento”.

3. Clique no botão “Iniciar a Rota” para iniciar o serviço - não esqueça de abrir o aplicativo quando sair de casa.

Figura 38 - Iniciar a rota para o check-in

 

4. Ao chegar no “Ponto de Carregamento” (supermercado), clique no botão “Carregar”.

Figura 39 - Carregar pedido para o check-in

5. Confirme o carregamento do pedido clicando no botão “Check” verde ao lado do pedido e depois, clique em “Confirmar”.

Figura 40 - Conferindo o check-in

 

6. Clique no botão “Entregar”.

Sua câmera será acionada para fotografar a fachada do supermercado.

Figura 41 - Confirmando o check-in

 


Pronto, o seu check-in foi concluído com sucesso e sua diária foi validada.

Figura 42 - Check-in finalizado com sucesso

 

13. Boas Práticas

Com o objetivo de manter a qualidade da nossa prestação de serviço, estruturamos “Boas Práticas” para todos os entregadores. Essas práticas são extremamente importantes e caso não sejam cumpridas, o entregador poderá ser penalizado ou excluído da plataforma.

13.1. Vestimenta

Lembre-se que você é um entregador autônomo que presta serviços para a Eu Entrego, por isso, é necessário se apresentar adequadamente.

Não é necessário utilizar um uniforme, mas recomendamos a utilização de calçado fechado, camisa/camiseta e calça.

Não é permitido utilizar camisetas de times de futebol, regatas, bermudas e chinelo.

Caso o “Ponto de Carregamento” seja um Centro de Distribuição, é obrigatório o uso de sapato de bico de aço (EPI).

13.2. Pontualidade

Não se esqueça de confirmar/rejeitar o serviço ao receber uma oferta no aplicativo.

Para lembrá-lo do serviço, no dia da sua rota, você poderá receber um SMS com 45 minutos de antecedência do horário de apresentação.

O ideal é se apresentar ao “Ponto de Carregamento” com 15 minutos de antecedência do horário combinado. Por isso, fique atento ao aplicativo para não esquecer dos serviços confirmados.

Caso tenha algum imprevisto que impeça a realização do serviço, avise a nossa equipe o quanto antes.


 

13.3. Usabilidade

É extremamente importante que o aplicativo seja utilizado corretamente, portanto, antes de iniciar o serviço, confira se seu celular está com bateria e se a internet está funcionando.

Você deverá abrir o seu aplicativo antes de iniciar o serviço e fazer todas as ações dos pedidos em tempo real.

 

Os entregadores que não utilizarem o aplicativo corretamente poderão sofrer punições (exclusão do aplicativo).

13.4. Cordialidade

Nossos clientes são a fonte das suas ofertas de serviço, por isso, sempre seja educado e cordial.

 

Lembre-se, a Eu Entrego é uma intermediadora de serviços, portanto, caso ocorra algum problema informe a nossa equipe o mais rápido possível.

13.5. Ocorrências 

Havendo alguma ocorrência, dependendo do cliente, você deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento, informando o que houve (cliente ausente ou endereço incorreto).

Não esqueça de reportar a ocorrência por meio do aplicativo, fotografando a fachada da casa do cliente para comprovar que você esteve no local.

14. Ciclo de Pagamentos

Os pagamentos são feitos quinzenalmente na conta corrente informada no momento do cadastro. Por isso, atente-se aos dados fornecidos.

Para mais informações sobre o pagamento, acesse Ciclo de Pagamentos.

15. Contatos

Pronto! Agora você já está preparado para usar a plataforma da Eu Entrego.

Caso tenha alguma dúvida, acesse os Termos de Uso  ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento: atendimento@euentrego.com.