Manual do Entregador

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1. Como funciona?

Nossa plataforma faz a intermediação de serviços de entregadores autônomos aos maiores varejistas do Brasil. 

Oferecemos rotas consolidadas de pedidos, ou seja, o entregador autônomo recebe ofertas de serviços para coletar os pedidos no local indicado e realizar a entrega.

O número de pedidos e a distância de cada rota pode variar de acordo com cada serviço ofertado.

2. Fazendo o download do aplicativo

Para fazer o download do aplicativo da Eu Entrego, acesse a Play Store ou Apple Store e busque por “Eu Entrego”, ou clique em um dos botões abaixo:

 
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Lembre-se de manter o seu celular sempre funcionando (bateria e internet) durante o serviço.

Lembrete: Avalie o nosso aplicativo para continuarmos crescendo e ofertando as melhores oportunidades de serviço.

3. Primeiro acesso

Para acessar o aplicativo, você deverá preencher as informações de “Login de Acesso” (e-mail e senha, ambos fornecidos por você no momento do seu cadastro).

Lembre-se, você só terá acesso às ofertas de serviços caso o seu cadastro tenha sido aprovado previamente por nossa equipe. O tempo de aprovação dependerá da disponibilidade de serviços na sua região e do envio correto de toda a documentação.

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3.1. Recuperação de Senha

Caso você tenha esquecido a sua senha ou esteja com dificuldade para realizar o primeiro acesso, selecione a opção “Esqueci minha senha”.

Na próxima tela, digite o e-mail cadastrado e clique em “Recuperar senha”.

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Você receberá por e-mail o código de verificação para autenticação do login.

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Com o código de verificação em mãos, preencha os campos: “Código de recuperação recebido por e-mail”, “Digite a nova senha” e “Confirme a nova senha”. Para finalizar, basta clicar em “Alterar”.

Pronto, agora você já pode fazer o Login e acessar o aplicativo da Eu Entrego.

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4. Recebendo a oportunidade de serviços

Quando houver uma nova oferta de serviço disponível, você receberá uma notificação via aplicativo e um push.

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5. Aceitando a oferta de pedido

Ao selecionar a oferta de serviço, você será direcionado para a tela de informações, como endereço, data e horário que você deverá se apresentar para iniciar a rota do pedido. Também é possível visualizar a estimativa de quilometragem e duração do roteiro de entrega (sem considerar trânsito), além do bairros de coleta e entrega (clique em "Exibir Pontos" para ter acessos aos demais bairros).

Caso a oferta lhe interesse, clique em "Aceitar Oferta", caso contrário, basta clicar em "Negar".

Após aceitar a oferta, você deverá aguardar um intervalo de aproximadamente 15 minutos para ter a confirmação do serviço.

Você só pode iniciar a rota no dia indicado na oferta de serviço.

Lembre-se de conferir o aplicativo diariamente para não esquecer nenhum compromisso.

Após iniciar a rota, você visualizará os “Pontos de Carregamento” e as “Entregas”. 

Os Pontos de Carregamento são lojas ou centros de distribuições, onde você deverá comparecer para carregar os produtos para serem entregues.

Observe que os “Pontos de Carregamento” são identificados com o botão “Carregar” e só é possível realizar alguma ação na “Entrega” após realizar o carregamento do produto.

Exemplo: O pedido nº 3 na imagem abaixo, está com o status “Aguardando carregamento”, e só será liberado após o carregamento dos produtos.

Obs: Fique atento a quantidade de Pontos de Carregamento, pois a Eu Entrego poderá utilizar um ou mais pontos em sua rota.

Após realizar o Check-in, o botão "Carregar" ficará disponível e você poderá realizar a conferência dos pedidos.

Atenção: você poderá ter + de 1 Ponto de Carregamento em sua rota, neste caso, será necessário realizar o carregamento em outro loja/local de coleta.

7. Carregando e conferindo os pedidos

Ao chegar no local de Coleta e clicar em “Carregar”, você deverá fazer a conferência dos produtos que você está carregando.

Você deverá clicar no botão “Check” verde do lado direito do pedido para confirmar quais produtos foram entregues a você.

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Você também tem a possibilidade de ler o código de barras dos pacotes, se necessário.

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Após realizar a conferência dos pedidos, você deverá clicar no botão “Confirmar” na parte inferior da tela.

Caso você tenha tido alguma dificuldade para realizar o carregamento, como: a loja não possui nenhum produto disponível para coleta, você deverá clicar no botão “Reportar”.

Significado das setas:

Você será redirecionado para a próxima tela, onde deverá preencher todas as informações:

Informações do Receptor:

1. Quem recebeu (selecionar uma opção):

a. A própria pessoa
b. Algum parente
c. Portaria

2. Documento apresentado (selecionar uma opção):

a. RG

b. CPF

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3. Documento apresentado (preencher com o nº do documento - RG ou CPF).

4. Observação (preencher com descrição, caso necessário).

Comprovantes

1. Nota Fiscal 

Fotografar a Nota Fiscal, devidamente, assinada pelo cliente.

2. Local

Fotografar a fachada do local de entrega com o número do estabelecimento.

3. Documento

Caso necessário, fotografe outro documento.

4. Assinatura

Caso não haja Nota Fiscal, será necessário solicitar a Assinatura Digital.

Nesses casos, você deve clicar no botão "Assinatura" e solicitar que o cliente faça sua rubrica na tela do seu Smartphone. Não esqueça de tirar uma foto do local de entrega.

Pronto, sua entrega foi confirmada e registrada com sucesso!

Importante: Essa ação deverá ser feita no local e momento da entrega. Nosso sistema confirmará a sua localização e ela deverá ser igual ao endereço previsto no pedido. Caso a entrega não seja confirmada, você não receberá por esse serviço.

 

9. Reportando um Insucesso

Em caso de insucesso, você deverá clicar no botão “Reportar”.

Você será redirecionado para outra tela, onde deverá preencher as informações:

Informações do Receptor:

1. Informe o motivo (selecionar uma opção):

a. Cliente ausente
b. Endereço não localizado
c. Recusando pelo cliente

2. Observações preencher com a descrição do ocorrido).

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Lembre-se: você sempre deve reportar os casos de insucesso ao SAC disponível em seu aplicativo.

 

Comprovantes

Você deverá selecionar o ícone que representa cada um dos comprovantes e sua câmera será acionada para fotografar as evidências.

3. Local

Fotografar a fachada do local de entrega com o número do estabelecimento.

Importante: Essa ação deverá ser feita no local e momento da entrega. Nosso sistema confirmará a sua localização e ela deverá ser igual ao endereço previsto no pedido. Caso a entrega não seja confirmada, você não receberá por esse serviço.

10. Menu de Status de Entrega

O menu superior indicará o status do pedido, conforme abaixo:

Classificação dos status de entrega

Em andamento: são os pedidos que ainda não tiveram ação dentro do aplicativo, ou seja, ainda não foram carregados ou entregues.

Com problemas: são os pedidos que tiveram alguma ocorrência, exemplos:

  • Cliente ausente;

  • Pedido não liberado;

  • Recusado pelo cliente;

  • Endereço não localizado.

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Finalizadas: são os pedidos que já foram carregados e/ou entregues.

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Importante: Para os pedidos com o status de “Com problemas”, você poderá realizar uma segunda e/ou terceira tentativa de entrega. Desse modo, caso o cliente esteja ausente e você consiga contato com ele, poderá agendar a nova tentativa e converter a entrega.

Para finalizar a devolução, você deverá fotografar o “Romaneio” de devolução assinado ou do próprio produto dentro do “Ponto de Carregamento”.

13. Realizando o Check-in - Operações de Supermercados

O “check-in” é uma ação obrigatória para operações de supermercados (parceiros), como o Grupo Pão de Açúcar (GPA) e Saint Marchê.

Você receberá um único pedido em seu aplicativo e ao chegar no “Ponto de Carregamento” (supermercado), deverá realizar a entrega deste pedido anexando uma foto do supermercado para validar a sua diária.

Sua diária só será validada após esse procedimento.

Passo a passo - Aplicativo:

1. Acesse o item “Rotas” e selecione a rota com o status “Aguardando”.

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2. Aceite a oferta de serviço.

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Importante: atente-se ao endereço, data e hora que deverá comparecer ao “Ponto de Carregamento”.

3. Clique no botão “Iniciar a Rota” para iniciar o serviço - não esqueça de abrir o aplicativo quando sair de casa.

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4. Ao chegar no “Ponto de Carregamento” (supermercado), clique no botão “Carregar”.

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5. Confirme o carregamento do pedido clicando no botão “Check” verde ao lado do pedido e depois, clique em “Confirmar”.

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6. Clique no botão “Entregar”.

Sua câmera será acionada para fotografar a fachada do supermercado.

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Pronto, o seu check-in foi concluído com sucesso e sua diária foi validada.

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14. Boas Práticas

Com o objetivo de manter a qualidade da nossa prestação de serviço, estruturamos “Boas Práticas” para todos os entregadores. Essas práticas são extremamente importantes e caso não sejam cumpridas, o entregador poderá ser penalizado ou excluído da plataforma.

14.1. Vestimenta

Lembre-se que você é um entregador autônomo que presta serviços para a Eu Entrego, por isso, é necessário se apresentar adequadamente.

Não é necessário utilizar um uniforme, mas recomendamos a utilização de calçado fechado, camisa/camiseta e calça.

Não é permitido utilizar camisetas de times de futebol, regatas, bermudas e chinelo.

Caso o “Ponto de Carregamento” seja um Centro de Distribuição, é obrigatório o uso de sapato de bico de aço (EPI).

14.2. Pontualidade

Não se esqueça de confirmar/rejeitar o serviço ao receber uma oferta no aplicativo.

Para lembrá-lo do serviço, no dia da sua rota, você poderá receber um SMS com 45 minutos de antecedência do horário de apresentação.

O ideal é se apresentar ao “Ponto de Carregamento” com 15 minutos de antecedência do horário combinado. Por isso, fique atento ao aplicativo para não esquecer dos serviços confirmados.

Caso tenha algum imprevisto que impeça a realização do serviço, avise a nossa equipe o quanto antes.


 

14.3. Usabilidade

É extremamente importante que o aplicativo seja utilizado corretamente, portanto, antes de iniciar o serviço, confira se seu celular está com bateria e se a internet está funcionando.

Você deverá abrir o seu aplicativo antes de iniciar o serviço e fazer todas as ações dos pedidos em tempo real.

 

Os entregadores que não utilizarem o aplicativo corretamente poderão sofrer punições (exclusão do aplicativo).

14.4. Cordialidade

Nossos clientes são a fonte das suas ofertas de serviço, por isso, sempre seja educado e cordial.

 

Lembre-se, a Eu Entrego é uma intermediadora de serviços, portanto, caso ocorra algum problema informe a nossa equipe o mais rápido possível.

14.5. Ocorrências 

Havendo alguma ocorrência, dependendo do cliente, você deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento, informando o que houve (cliente ausente ou endereço incorreto).

Não esqueça de reportar a ocorrência por meio do aplicativo, fotografando a fachada da casa do cliente para comprovar que você esteve no local.

15. Ciclo de Pagamentos

Os pagamentos são feitos quinzenalmente na conta corrente informada no momento do cadastro. Por isso, atente-se aos dados fornecidos.

Para mais informações sobre o pagamento, acesse Ciclo de Pagamentos.

16. Contatos

Pronto! Agora você já está preparado para usar a plataforma da Eu Entrego.

Caso tenha alguma dúvida, acesse os Termos de Uso  ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento: atendimento@euentrego.com. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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Se for selecionado para o serviço, enviaremos uma notificação push para o seu aplicativo e você verá a seguinte mensagem na oferta:

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Parabéns, você conseguiu a oferta! =)

Após receber essa mensagem, você deverá se dirigir para o local indicado na aba "Rotas" no horário e data prevista.

Para acessar o endereço de coleta, clique sob a janela que aparece na tela "Rotas".

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Importante:

1) Atrasos não serão tolerados! Você poderá perder o serviço caso se atrase ou não compareça no local e horário indicado.

2) Caso você aceite uma oferta e depois cancele a mesma, será penalizado e cairá no Ranking da Eu Entrego, perdendo preferência/prioridade no recebimento de novas ofertas, além disso, estará sujeito a ganchos ou inativação do seu cadastro. Portanto, aceite apenas ofertas que você - de fato - poderá realizar.

6. Iniciando a rota

Ao chegar no local de coleta, volte para a tela inicial e clique no botão "Fazer Check-in".

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Lembre-se de conferir o número da Nota Fiscal (NF), o número da Ordem de Serviço/Pedido (OS) e a quantidade de pacotes.

Em caso de dificuldades, como:

  • O produto está listado no aplicativo, mas não foi entregue a você; ou

  • A quantidade de pacotes para carregamento é diferente da informação do pedido.

 

Você deverá rejeitar o carregamento clicando no botão “X” do lado esquerdo do pedido.

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Clique em “Instalar” para iniciar o download do aplicativo.

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Essa oferta ficará disponível na aba "Ofertas" em seu aplicativo.

Em cada oferta, você terá acesso ao número de "Paradas - Entregas", Distância Total da Rota, Valor Pago pela Rota Concluída e Bairro onde a coleta será feita.

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  • Azul - Para Cima: significa que o produto deve ser retirado na loja/local da coleta.

  • Roxo - Para Baixo: significa que é um pedido de logística reversa, ou seja, o pedido deve ser retirado no endereço do cliente e devolvido na loja - portando o pedido não estará disponível para coleta e neste caso, você deverá clicar no ícone de "check" verde. Ao clicar no ícone de "x" vermelho, a seguinte mensagem será exibida para sinalizar que aquele pedido de fato é uma reversa e não estará disponível na loja e sim no endereço do cliente.

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Importante: a sequência de entrega deve ser seguida exatamente como o previsto, pois nossa plataforma utiliza um sistema de otimização, que reduzirá a distância de suas entregas.

Neste caso, poderá haver momentos em que você fará o carregamento, entregará os produtos e deverá realizar o “carregamento” novamente em um novo Ponto de Carregamento.

8. Entregando um pedido

Para iniciar uma entrega, clique no botão "Iniciar".

Fique atento aos ícones no canto superior do pedido, eles informam se trata-se de um pedido a ser entregue (azul) ou retirado - reversa (roxo) no enderenço do cliente.

Depois de confirmar a conferência do carregamento, você será redirecionado ao menu principal.

 

Caso você tenha outro "Ponto de Carregamento", não esqueça de ir até o local para realizar uma ação de carregamento.

 

Note que os pedidos carregados no "Ponto de Carregamento 01" foram habilitados para a entrega.

Caso tenha mais alguma dúvida, clicando no "Ponto de Interrogação" no canto direito superior da tela você será direcionado a uma tela com mais informações sobre a operação que você está designado.

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Após clicar no botão "Iniciar", você direcionado para a tela com mais informações sobre o pedido.

Nessa tela, você terá acesso ao telefone de contato do cliente e do canal de suporte do nosso Parceiro.

Importante: qualquer dificuldade com a entrega deve ser reportada ao Suporte para tentativa de reversão do insucesso de entrega.

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Para confirmar a entrega do pedido, você deverá clicar no botão “Entregar”.

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Após realizar o preenchimento de todas as informações, você deverá clicar no botão “Confirmar”.

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11. Finalizando a rota/serviço de entregas

Ao finalizar todas as entregas do status “Em andamento”, você poderá concluir a sua rota de entregas do dia.

Caso algum dos seus pedidos tenha se convertido em ocorrência (cliente ausente ou endereço não localizado), você, obrigatoriamente, deverá se direcionar ao “Ponto de Carregamento” para realizar a devolução destes pedidos.

Ao chegar ao “Ponto de Carregamento”, basta clicar no botão “Devolver”.

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Importante: mesmo finalizando todas as entregas com o status "Em andamento", você poderá realizar uma nova tentativa do pedido na aba "Devolver". Basta clicar no botão "Entregar" que você será direcionado para a aba de confirmação de entrega do pedido.

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12. Suporte e Chat

Em caso de dificuldades e/ou dúvidas, entre em contato com o nosso time de Analistas através do Chat em seu aplicativo.

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Fique atento às suas notificações de push, pois caso seja necessário, entraremos em contato para solicitar alguma informações e você receberá um push.

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