Blog Eu Entrego

logo_eu-entrego-horizontal-azul.png
  • Equipe Eu Entrego

Crowdshipping: uma nova forma de entregas urbanas

O Prof. Bo Zou da Universidade de Chicago esteve no Brasil para apresentar seus estudos sobre Crowdshipping ou entregas urbanas realizadas por indivíduos comuns (crowdsourcees) que caminham, de bicicleta ou dirigem para fazer a entrega.


Professor Bo Zou mostrou como o Crowdshipping está se desenvolvendo pelo mundo e, em sua opinião, é o único modelo capaz de realizar entregas no mesmo dia com preços razoáveis e com redução de trânsito e poluição.


Mr. Bo aponta que o crescimento explosivo do comércio eletrônico. Em todo o mundo, as vendas on-line totais atingiram US $ 1,915 trilhões em 2016, mais de 6 vezes as de 2009. Mas consequentemente o aumento do tráfego de caminhões urbanos cresceu exponencialmente, causando muitas conseqüências negativas: congestionamento, poluição, desgaste de estradas, escassez de espaço de estacionamento de caminhões, etc.

Por outro lado, o desenvolvimento de comunidades urbanas sustentáveis, o que requer uma redução significativa do tráfego de caminhões, restrições nos horários de entregas, rodízios e introdução de zonas de baixa emissão de poluentes, dificultam mais ainda o desafio das transportadoras tradicionais.

O Crowdshipping surge como principal alternativa, onde os clientes ordenam e rastreiam os embarques através de dispositivos móveis, os provedores de serviços de entrega (DSP) transmitem informações de envio para crowdsource via dispositivos móveis, que por sua vez executam a entrega em seu caminho ou redondezas do seu trabalho ou residência. Tudo pode ser feito em tempo real e a baixo custo.


No Brasil o Eu Entrego é o primeiro DSP (Delivery Service Provider) que utiliza o conceito de crowdshipping. Quer saber mais sobre o modelo? Fale conosco!

0 visualização